Mimos

O titulo da postagem sugere o seguinte: Uma casa não é composta só por paredes, teto, móveis, eletrodomésticos, eletrônicos... o que seria da beleza da residência se não fossem os pequenos "mimos" para dar um charminho especial? É, me delicio com esses objetos maravilhosos! Vamos ver também o que dá pra fazer usando a reciclagem?

Luminária feita com garrafas pet. Confira o passo a passo no link: 
http://domobjetos.blogspot.com/2009/03/luminaria-reciclada-passo-passo.html



Cubo mágico iluminado.

Luminária feita com disquete


Arvore em metal serve como porta jóias e o apoio de livros.








       

Colorir um pouco mais

Seguindo a sugestão de um seguidor muito simpático, vou postar um pouquinho mais sobre a definição das cores.
Vai ser um post mais rápido, pois ele é um pequeno gancho no que foi escrito anteriormente.
Pra entender cores frias e quentes e também as cores vivas e mortas ou neutras, um pequeno esquema de cores:

Essas são as cores primárias. O vermelho e quente e sugere vitalidade, o amarelo é vibrante e estimula  o otimismo, já o azul  é a cor da concentração.


Cores secundárias: Elas se originam a partir da mistura de duas cores primárias. Azul e amarelo = verde. Azul e vermelho = roxo. Vermelho e amarelo = laranja.




Existem também as cores terciárias que são todas as outras cores, resultantes da mistura de uma cor primária com uma ou duas secundárias. 




Este é o circulo cromático, que mostra as cores complementares. Exemplo: O violeta é complementar do amarelo e o verde é complementar do vermelho. assim funciona o circulo. Para contrapor cores em ambientes vale consultar este circulo. De um lado do circulo temos as cores quentes e do outro as cores frias. 


Cores vivas e mortas: As cores vivas, são basicamente as cores mais quentes e fortes. Elas estimulam o raciocínio, a energia, o apetite (não é a toa que redes de fast food utilizam essas cores em seus logos). Enfim, são cores vibrantes.
As que podemos chamar de cores mortas, são as cores neutras. Estas são usadas para complementar uma cor desejada, dando um nuance diferente. Essas cores têm pouco reflexo. Entre elas podemos citar o branco, os marrons e os tons de cinza. 


















Colorindo

A importância das cores em interiores e sua influência em nossas vidas tornam-se evidentes quando lembramos que, em média, passamos cerca de dois terços do nosso tempo em ambientes internos. Esse fato pode passar despercebido, mas é claro que a cor influencia e muito no modo como nos relacionamos com o espaço e com as outras pessoas ocupantes deste espaço. 
Para explicar melhor, um bom exemplo é o quarto, onde queremos deixar claros os traços de nossa personalidade. O quarto de dormir é um lugar de descanso e tranquilidade, as cores devem ser suaves e sutis, em vez de nitidas e constantes.
Como a escolha da cor é sempre um desafio na decoração, é importante ressaltar aspectos como:
 -Qual será a função do espaço?
- Qual o tamanho do ambiente?
- O teto é alto ou baixo?
- Você quer ampliar o tamanho deste espaço ou fazer com que ele pareça menor?
- Que cor devo utilizar para combinar móveis, cortinas, iluminação e tornar o espaço agradável e harmonioso?
- Qual a iluminação que esse ambiente deverá ter?
Para tornar o ambiente mais leve, o ideal é não ultrapassar três cores na composição. Mas, todo cuidado é sempre pouco: renovar a pintura da casa traz uma sensação de limpeza e novidade, porém, da mesma forma que uma cor pode nos influenciar positivamente, as cores podem causar sensações não muito agradáveis.
O ser humano é sensível e reage às cores de várias maneiras. Cores quentes nos deixam alegres, transmitem energia, força, enquanto as cores frias acalmam e relaxam. Não esqueça, quanto mais claras as cores, menos energia elétrica você gastará. A a luz do dia iluminará melhor e por mais tempo. O estudo das cores e as reações causadas por elas é chamado de Psicologia das Cores.
Aqui vai um pouco do que cada cor transmite em um ambiente. 

ndicado para ambientes como escritórios e cantos de estudo. Para negócios como bares e restaurantes também é ótimo pois desperta o apetite.
Azul: O azul é a cor que fica entre o violeta e o verde. Assim como o violeta, o azul tem um efeito calmante e é essencialmente tranqüilizante. Como o verde, o azul em alguns casos restaura o equilíbrio emocional ao criar um ambiente mais aconchegante. Cuidado com o excesso de azul, pois poderá provocar sono. A cor é indicada para quem é muito agitado.
Branco: O branco é uma cor que não compromete o ambiente. Visualmente, transmite uma elevada percepção do espaço, o que ajuda na decoração de ambientes pequenos. O branco passa-nos também uma sensação de limpeza – até exagerada. O branco só é branco quando recebe uma luz intensa direta. Locais com a cor branca, trazem uma sensação de mais claridade. Podemos quebrar o excesso de branco de um ambiente com a disposição de móveis com tecidos coloridos, quadros ou outros objetos de decoração.
Laranja: No uso moderado, estimula os sentidos da criatividade e da comunicação. Muito usado em negócios voltados para área de alimentação. Em casa, ambientes como sala de visitas, de jantar e cozinha são as preferidas.
Marfim: O marfim é uma variação do branco para o amarelo, assim como palha ou pastel. É um tom considerado neutro e pode ser utilizado em qualquer ambiente, porém não possui muita vida. Quanto mais suave, mais fácil de combinar com outras cores.
Marrom: O marrom ou castanho nos transmite a idéia de terra. O marrom nos lembra madeira e nos leva para um lado mais rústico da decoração. É considerada uma cor sólida e calorosa, transmitindo sensação de envolvimento.
Preto: É a cor que simboliza sobriedade e drama, assim como sofisticação e glamour. Muito usado na decoração quando em contraste com o branco. Em geral, é usado em pequenos detalhes na casa.
Rosa: O rosa acalma e representa perfeitamente o lado feminino do ser humano. No entanto, a utilização do rosa em excesso é desgastante, podendo transmitir fraqueza emocional.
Verde: O verde proporciona descanso e tranqüilidade, traz mais alegria e vida, ajudando a combater o stress. Para casas onde existem problemas de saúde, o verde é uma ótima idéia. Em locais abertos, complementa madeira e jardins.
Vermelho: O vermelho é uma cor que capta e chama nossa atenção evocando energia e sensualidade. No quarto de casal, ativa a sexualidade, enquanto na sala ou cozinha estimula o apetite e a fala. Um móvel ou uma única parede já é suficiente. Cuidado com o excesso!
Violeta: O violeta é uma cor que traz tranqüilidade, sossego e calma ao ambiente. É muito bom para a saúde. Em casa, os melhores ambientes são os quartos de bebê, e locais de descanso.



Bom, isso não é quase nada do que se pode falar a respeito de cores em ambientes. Esse assunto é muito interessante e vou sempre ter novidades sobre ele. Se alguém tiver alguma dica, pergunta, opinião... fique a vontade!


Aqui um banheiro todo branco que ficou uma graça! A utilização da cor branca fica interessante em cozinhas e banheiros pois transmite a sensação de limpeza que esses ambientes devem ter.




A madeira

Carnaval chegando, época de folia pra muitos brasileiros não é mesmo? Porém nem todos querem cair nessa festa.Aproveitar o feriado para descansar vai ser a opção de muita gente, o que me fez lembrar de aconchego, paz, enfim, descanso! Claro que o ambiente contribui muito para o conforto e o descanso e é ai que entra um de meus materiais favoritos: a madeira. Fácil de ser usada, super na moda, ela pode deixar o ambiente incrível. além disso a madeira é um material que proporciona sensação de conforto e aconchego. Ideal para ambientes de descanso como o quarto e a sala, ela fica bem em ambientes rústicos bem como nos mais modernos, podendo ser usada nos móveis e também nos revestimentos.Pequena observação: hoje em dia é de muita importância a utilização de madeira de reflorestamento para proteger o meio ambiente. Com a sustentabilidade em alta, materiais que agridam ao meio ambiente estão fora de questão. hoje existe uma grande gama de materiais sintéticos que "imitam" madeira e dão o mesmo acabamento aos espaços. Vale a pena apostar neles.
Alguns exemplos

Aqui a madeira foi usada nos móveis e no forro. Toda a composição do ambiente deu um aspecto confortável e típico de uma casa de campo.










                                                                                      
Simplicidade e naturalidade com muita beleza trazem a este quarto rústico todo um charme e romantismo que deve ter  o quarto do casal. A madeira é indispensável para causar este efeito.
Elegantemente usada como revestimento. Moderno e sem deixar de passar a sensação de conforto.