Decorar com velas

A postagem de hoje é sobre um tema que eu, particularmente gosto muito. As vela dão um charme elegante, delicado e romântico. Além disso, é super simples decorar com velas, como nós vamos ver agora, com essas 11 dicas para se decorar com velas abusando do bom gosto.
Essa matéria foi cedida pelo site http://eudecoro.com/ e também esta disponível neste endereço. Eu recomendo uma visita ao site, é muito bem organizado.




Escadas

Se quer uma decoração com velas com um impacto “uau”, apenas terá de colocar uma em cada degrau de um lance de escadas – dentro de porta-velas condizentes ou frascos distintos para poder acender sempre que quiser; ou simplesmente pousadas para um efeito puramente decorativo. Dependendo do espaço disponível, pode optar por velas de maior ou menor dimensão. Quando acesas, têm o mesmo efeito espectacular tanto no interior como no exterior da casa.






Lareira 


Se há local da casa que pede velas na sua decoração, é na lareira! Quer estejam colocadas sobre a mesma num bonito tabuleiro, em castiçais ou dentro de copos de vidro; quer estejam a preencher a própria abertura da lareira (caso não a utilize ou seja Verão) ou encostadas a um lado da mesma (caso costuma acendê-la), o efeito é muito cozy. Brinque com um conjunto de velas em cores e tamanhos distintos.






Centro de mesa

Uma decoração de mesa não está completa se não tiver velas. A versatilidade das velas permite que estas sejam incorporadas das maneiras mais diversas e criativas, em centros de mesa dignos de qualquer decorador profissional: basta juntar um grupo de velas de diversos tamanhos (da mesma cor ou em tons monocromáticos) e dispor num tabuleiro ou colocar dentro de um cesto; exibir uma fila de tealights de uma ponta da mesa à outra é casual, mas elegante; num prato com vários andares a exibição de velas torna-se realmente apetitosa, assim como um conjunto de pequenas velas a flutuar numa taça com água e algumas flores. É só escolher, brilhar e iluminar!




Presas na gaiola

Uma das actuais tendências em decoração de interiores é a exposição, dentro de casa, de gaiolas de pássaro vintage e vazias. Para conseguir um visual muito cottage-chic, preencha a gaiola com algumas velas. De dia a gaiola será objecto de curiosidade e conversa, de noite será uma agradável companhia.




Lanternas luminosas 

Haverá algo mais charmoso do que lanternas iluminadas por velas e estrategicamente colocadas sobre os peitoris das janelas, por dentro ou por fora de casa? Usar lanternas para exibir e acender velas é ainda uma forma segura de as ter espalhadas um pouco por toda a casa, desde a cozinha ao escritório, passando pelo WC/banheiro.




Candelabros e Castiçais

Os candelabros e castiçais são peças de decoração elegantes e intemporais. Como nunca saem de moda, está na altura de dar uso aos seus: coloque-os em locais inesperados como na mesa do hall de entrada, na cozinha ou pousados no chão da sala de jantar. Quando se cansar das velas, troque os castiçais por outros ou junte duas de pares distintos.




Velas e Vidros

Uma combinação perfeita, as velas e os vidros são um must de qualquer decoração: jarras, vasos e copos pouco usados podem sair dos armários para albergar velas e serem dispersos por toda a casa. Guarde frascos de conservas, compotas e iogurtes para velas pequenas; e garrafas estreitas para velas compridas. Misture e agrupe vidros, formatos, tamanhos e cores diferentes para uma decoração com velas para lá do original.




Objetos cotidianos

Felizmente, as velas combinam com tudo e é por isso que são um enorme sucesso no mundo da decoração. Todos os locais são passíveis de receberem uma bonita vela ou um conjunto delas – desde a cozinha e a casa de banho, à varanda e ao corredor. Não tenha receio de experimentar e de redecorar sempre que lhe apetecer mudar algo na decoração: mais simples e econômico do que as velas não há. 




Praia ou campo

As velas são um objecto tão neutro e natural que parecem criação da Mãe Natureza e daí o facto de condizerem tão bem com pedras, areia, conchas, folhas, galhos, pinhas e outros elementos facilmente apanhados ao ar livre. Depois, basta juntar tudo numa simples jarra, taça ou frasco de vidro e dispor.




Velas vestidas

Tem um conjunto de velas semelhantes, numa cor básica e quer dispô-las com alguma criatividade mas não sabe como? Junte um grupo de copos iguais e cubra-os com papel decorativo, usando fita-cola dupla face; adicione laços, brilhantes, lantejoulas, botões, pedras, folhas ou outros adornos. Renove sempre que quiser.




Cores, padrões e aromas

Hoje em dia existem velas de todas as cores, padrões e aromas, por isso, não há motivo para uma decoração com velas monótona. Adapte as tonalidades das velas à paleta de cores do ambiente em questão – tons quentes para aquecer, tons frios para refrescar. Chame a atenção com padrões ousados ou elegantes, dando às velas o protagonismo principal num espaço mais neutro ou minimalista. E porque um aroma também pode fazer parte da decoração, adeqúe as velas perfumadas à época do ano em vigor – por exemplo, maçã e canela para o Inverno; lima e limão para o Verão.









11 comentários:

Talita xavier | 21 de julho de 2011 13:59

Oi amei amei
deve ficar muito LINDOO
adoro seus post :)

Rubi | 21 de julho de 2011 14:42

Olha, vou te confessar uma coisa; nunca gostei muito de velas (principalmente durante a noite). Mas que elas dão um toque a mais no ambiente, isso ninguém pode negar; principalmente as coloridas e perfumadas (as últimas por exemplo, eu adorei!) Agora, se tem uma coisa que eu sempre quis ter, são os castiçais; eu acho simplesmente maravilhoso. Tem uma coisa meio retrô que me encanta bastante HAHAHAHA.

Quanto ao seu comentário; queria tanto ter visto de perto também. Acho que naquela época, as discotecas ferviam ao som de bee gees. Deveria ser ótimo HAHAHAHA

Leonardo | 21 de julho de 2011 17:33

Os ambientes que você mostrou nas fotos ficaram todos muito bonitos com as velas...mas aqui em casa acho que não tem nada que combine...O pior é que se tivessem velas aqui em casa certeza que eu ia ficar brincando de passar o dedo no fogo (bem criança né) e ia acabar me queimando...euheuheuehuhueheuheuehu

@jooy3 | 21 de julho de 2011 23:03

Eu acho que as velas deixam tudo mais romântico *-* e lindo também. Sem contar que é super criativo.
Passa lá?
http://jooymartins.blogspot.com/
Beijos

Carolina Stamboni | 22 de julho de 2011 12:23

Parabéns pelo texto, muito bem escrito e criativo...
Eu ate que gosto de velas é bem romântico e dá um toque especial para o ambiente,porem é algo que eu não me apego muito,vou mostrar pra minha mãe ^^
se der passa lá http://friocomoumsorvete.blogspot.com/ bj

Roberta Vládya | 22 de julho de 2011 14:00

Confesso a voce que não gosto muito de velas, mas do jeito que voce expõe suas ideias e mostra, ficam tão lindas!!!

www.robertavladya.blogspot.com

Gabriel Pozzi | 27 de julho de 2011 17:30

aaaah... velas!
como eu fiz um curso de audiovisual, eu tive diversas aulas de iluminação, e acabei aprendendo bastante sobre as velas! HAHAHA
dependendo do lugar acho que o clima fica meio deprê demais, mas vc deu dicas bem legais, a que eu colocaria na minha casa seria aquela do "praia ou campo"... fica mesmo bem neutro e natural :)

bjsss
http://songsweetsong.blogspot.com/

★★ GIZA ★★ | 28 de julho de 2011 13:00

Maravilhosa postagem minha querida amiga.
Passando para fazer minha visitinha de sempre nesse maravilhoso cantinho e aproveitando para anunciar a nova promo do blog: http://amorimortall.blogspot.com/2011/07/novas-promocoes-no-blog-o-coracao-de.html
gostaria muito que me desse a alegria de sua participação especial e se puder me ajude a divulgar.
Mil beijos de quem te adoro de montão
Giza

Júnior Ahzura | 31 de julho de 2011 10:40

Velas dão um ar tão gostoso no ambiente!
O ultimo jantar que fiz em casa foi a luz de velas. Rolou um sarau e um jantar, e as velas ajudaram muito na ambientação!


Ahzura's Blog

Flávio Macedo | 25 de agosto de 2011 15:38
Este comentário foi removido pelo autor.
Flávio Macedo | 25 de agosto de 2011 15:39

A casa fica com outro aspecto quando decorada com qualquer objeto. Mas as velas sempre trazem um chame a mais. E quando acesas trazem aquele ar misterioso à casa.
Muito bom o texto!

Postar um comentário

Comente, dêem sugestões, elogiem ou critiquem mas sejam coerentes ao escrever. Todos os textos publicados aqui são de minha autoria, resultados de pesquisas e estudos que venho desenvolvendo no dia-a-dia, portanto sua opinião é de grande valia para o meu trabalho. Fica então, um convite para você dar a sua sugestão! Grata.