Quando você vai à uma loja para comprar uma lâmpada pede informações ao vendedor sobre qual o melhor produto a ser utilizado no local que você quer iluminar? E se pergunta, o vendedor sabe te responder? Na maioria das vezes, não ocorre nem uma coisa, nem outra. Qualquer lâmpada para substituir aquela que queimou na cozinha tá bom, o vendedor te oferece qualquer uma e diz que tá bom também. Na verdade, alguns aspectos devem ser cuidadosamente observados, até porque isso é uma questão de conforto ambiental, o que diz respeito à sua saúde. É tudo muito simples: ao olhar a caixinha da lâmpada verifique o quesito IRC, ele significa Índice de Reprodução de Cores. Quanto mais próximo de 100 for esse índice, melhor reprodução a lâmpada tem, geralmente esse índice fica entre 80 e 82, essas são as melhores. Você já saiu na rua e te falaram que sua maquilagem estava exagerada demais? É, no banheiro você achou que ela estava sutil e é isso que a falta de um bom IRC faz, distorce as cores. Outro quesito importante é o lux ou iluminância. Cada ambiente deve ter uma taxa mínima de iluminância. Em residências o mais comum é essa taxa variar entre 50 e 100 lux. Claro, que as vezes você não vai obter uma boa iluminação apenas com uma lâmpada, por isso seria bom um profissional fazer um cálculo de iluminação utilizando as informações da lâmpada que melhor se encaixa ao projeto e distribuí- las de forma uniforme pelo ambiente, considerando a iluminação natural vinda através de janelas.
Mas, mesmo sem um profissional por perto, as dicas são estas: prestar atenção no IRC e no lux principalmente.
Há também uma questão muito importante: a temperatura da cor que é medida em Kelvin (K) e também vem contida na embalagem. As luzes quentes, de cor amarelada têm temperatura de 2700 K e são indicadas para as áreas sociais e dormitórios, pois oferecem sensação de relaxamento e conforto. Já as de cor branca, com temperatura de 5000 K, são indicadas para as áreas de serviço, pois estimulam atividade. Última dica: lâmpadas incandescentes, aquelas com fios de mercúrio que estamos acostumados a usar são totalmente não recomendadas hoje em dia. Elas são antigas e trazem consigo uma forma muito antiga de se iluminar. Hoje existem as lâmpadas fluorescentes que vêm são super indicadas no uso residencial e vêm com uma grande paleta de tonalidade de cores.
É delicioso brincar com a iluminação, uma vez que ela é capaz de transformar a atmosfera do ambiente, dar aconchego aos quartos, proporcionar funcionalidade à áreas de serviço, escritórios. uma boa iluminação consegue destacar, causar efeitos e contrastes em objetos, chamar atenção para o espaço.
17 comentários:
Apesar de serem menos econômicas/ecológicas eu prefiro ambientes iluminados com a luz amarela, torna tudo mais quente, aconchegante...Mas gosto, em suma.
Adorei o look do blog, parabéns!
http://nexosereflexos.blogspot.com
Grandes dicas. Acho que depende do momento e em qual situação, mas uma luz bem leve, ouvindo uma boa música ou assistindo um filme, é muito bom.
Abraço
A iluminação de um determinado lugar diz muito sobre quem vive ali. :)
É necessário sempre saber onde e qual luz colocar em tal lugar.
Cada cantinhi sempre terá o tom exato de luz a ser colocado e tudo mais. :D
Uma luz bem baixa, em um dia de chuva é muito bom, dá um ar de aconchego, de sedução e envolvimento.
MADNESS - O BLOG DA LOUCURA!
Nossa! Vim para agradecer o comentário no meu blog e me surpreendi com o teu: que coisa mais linda.
Obrigada pela visita e seja sempre bem vinda ao "In This Boots".
Acho essa a parte mais difícil.
Sempre tive problemas na junção : Iluminação e beleza.
E eu sempre tenho que escolher ou uma ou outra.
As primeiras fotos me ajudaram MUITO.
Quem me dera eu tivesse uma casa dessas pra decorar do meu jeito :/
Nunca tinha parado pra pensar nisso. Legal^^. Realmente tem iluminações que iluminam o ambiente de uma forma diferente e bem mais agradável.
Resposta ao seu comentário no meu blog:
Essa doença sempre foi polêmica, os doentes sofriam muitos preconceitos mesmos. A hanseniase tem cura se for diagnosticada no inicio, é questão de planejar diagnósticos e tirar o brasil desse lugar no pódio.
Gostei da matéria.
------------------------
Realmente, é tudo uma questão de PREOCUPAÇÃO. Coisa que o governo não tem muito. Devería existir muito mais propaganda com relação a hanseníase, mais informação ao público para que haja efetividade. Encontramos algumas propagandas em ônibus, mas ainda não é suficiente. Com um verdadeiro esforço, tudo se consegue ^^.
http://geiciblog.blogspot.com/
Claudia
Adorei seu texto e essas imagens lindas de casas.
Parabéns pelo blog
bjs
http://rodrigobandasoficial.blogspot.com/
Lindo post!
Parabéns pelo blog!
Grande beijo!
nossa, nunca havia parado pra pensar nisso...
mas legal sua dica.
gosto de design de interiores, prefiro um ambiente claro e com muito espaço, boas dicas........
http://startte.blogspot.com.......º_~
é muito divertido, nas porém tem que ter cuidado para não levar um choque...
e gasta muita energia dependente de como seja a luz!...
Olá Claudia, tudo bem? Como faço para solicitar seus serviços, um orçamento ou dicas do local? Preciso de dicas sobre a iluminação de um comércio que estou abrindo. Abraços
Noooooossa, excelente seu blog *-*
Parabéns, seus posts são muito bacanas (:
Belas dicas, sempre.
Se quiser me seguir, avisa que te sigo de volta tá?
Beijos
http://futebol-emfoco.blogspot.com/
Noossa que lustre MARAVILHOSO da terceira foto *-*
Muito booom mesmo o seu blog!
Passa lá depois?
http://jooymartins.blogspot.com/
Beijooos
Muito bom o blog, parabens aai
ótima dica! muito boa postagem, parabéns!
*:
http://sweetboldness.blogspot.com/
Postar um comentário
Comente, dêem sugestões, elogiem ou critiquem mas sejam coerentes ao escrever. Todos os textos publicados aqui são de minha autoria, resultados de pesquisas e estudos que venho desenvolvendo no dia-a-dia, portanto sua opinião é de grande valia para o meu trabalho. Fica então, um convite para você dar a sua sugestão! Grata.