Cadeiras

Este móvel chegou ao Brasil com os portugueses no século XVI. Até então, a mobília usada aqui eram as redes e esteiras de fibras de origem indígena. Claro, que a cadeira neste período era um artigo luxuoso de posse somente da nobreza e realeza e seguindo o mesmo padrão dos outros móveis da época, eram uma mobilia pesada, muitas vezes com pés imitando patas de animais, cheias de armações e detalhes.



As cadeiras acima, são inglesas do século XVI e demonstram toda a elegância Real da época. Esse tipo de cadeira não é tão encontrado no mercado hoje, o que não significa que não há cadeiras mais "antiguinhas" por aí. Você pode até não ter pensado antes, mas a cadeira além de ter um papel funcional muito grande, pois a usamos para as refeições, relaxar, descansar, conversar, exerce também um valor estético que é muito grande também. Muitas das cadeiras que vemos em lojas mais populares como a To&Stok não são tão novas quanto pensamos. Elas são sim, muito lindas e tem ar de modernidade, porém elas já são um clássico. Vamos conhecer alguns:


Cadeira Thonet, criada pelo designer Michael Thonet em 1859. Este modelo hoje é muito utilizado em bares e restaurantes.



Tulipa, cadeira criada pelo designer francês Pierre Paulin em meados de 1956.



Cadeira Egg do arquiteto e designer Arne Jacobsen, foi desenhada em 1958


Poltrona Barcelona projetada pelo designer Mies van der Rohe em 1929.

Zig Zag projetada em 1934 por Gerrit Rietveld 




Todas são muito elegantes e ficariam bem em diversos ambientes, infelizmente o preço de uma original de qualquer destas peças é elevado mas em lojas como a Tok&Stok citada à cima, podemos encontrar cópias das peças por um preço mais acessível. Espero que tenham gostado, até mais!




12 comentários:

Rubi | 11 de março de 2011 às 23:29

QUERO aquela roxa de 1958 *--*
Olha, realmente, devem ser caríssimas, principalmente a roxinha HAHA. Me apaixonei por ela, a começar pelo formato, e depois pela cor.
Você sempre me surpreendendo com os posts, é um mais incrível que o outro. Antes de arrumar minha casa, vou escolher os modelos aqui no seu blog *-* Começando pelas cadeiras, claro HAHA

Beijo.
Até mais!

Unknown | 11 de março de 2011 às 23:46

Sem dúvidas a cadeira Egg é a que transparece mais conforto, é impossível não notá-la em meio a tantas outras, um luxo. A cadeira zig zag dá medo só de olhar. Passa insegurança, por ter um aspecto frágil e confuso. É o tipo da cadeira "se eu sentar, vou cair". Está mais para peça de quebra-cabeça. W.D.

Talita xavier | 11 de março de 2011 às 23:53

eu quero a roxa *_*

adoro passa aki teem cada coisa lindaa


http://thaa03.blogspot.com/

Alex Monteiro | 11 de março de 2011 às 23:53

Muito requinte!
Parabens pelo blog!
Muito criativo!
Visita o meu:
http://farofanordestina.blogspot.com/

Júnior Ahzura | 12 de março de 2011 às 10:39

A Egg é demais!


Hey Visite - http://junatchos.blogspot.com

Lenivaldo Silva | 12 de março de 2011 às 13:19

Gostei Claudia. Gosto de passar em blogs e encontrar assuntos diversos como este. Dificilmente alguém fala sobre cadeiras. rsrsrs
Valeu a visita.
Ah, a cadeira roxa é uma coisa linda.
:D

Giselle Trindade | 12 de março de 2011 às 13:22

ADOREI A POSTAGEM.
GOSTEI DA DIFERENÇA ENTRE O ESTILO MAIS VITORIANO E MODERMO.
BEIJOS

Anônimo | 12 de março de 2011 às 13:22

Adorei seu blog, como as coisas mundam, esses moveis são muito bonitos. Adorei

Lenivaldo Silva | 12 de março de 2011 às 13:25

Gostei Claudia. Gosto de passar em blogs e encontrar assuntos diversos como este. Dificilmente alguém fala sobre cadeiras. rsrsrs
Valeu a visita.
Ah, a cadeira roxa é uma coisa linda.
:D

Fabi | 12 de março de 2011 às 14:15

vou sentar

hrdoblush | 13 de março de 2011 às 10:30

humm adorei os modelos..
vou fazer mt isso devido a minha profissão.
bjooos

http://hrdoblush.blogspot.com/

carlos câmara | 3 de fevereiro de 2012 às 16:24

gostaria que vc desse uma olhadinha em nosso site,,,www.moveisentalhados.com.br,,,fazemos qualquer tipo de replicas,,temos varios modelos de poltronas cadeiras,aparadores,,,muito obrigado e parabens pelo seu trabalho

Postar um comentário

Comente, dêem sugestões, elogiem ou critiquem mas sejam coerentes ao escrever. Todos os textos publicados aqui são de minha autoria, resultados de pesquisas e estudos que venho desenvolvendo no dia-a-dia, portanto sua opinião é de grande valia para o meu trabalho. Fica então, um convite para você dar a sua sugestão! Grata.