Flores

As flores têm uma história muito antiga, elas vêm encantando há séculos, não só por sua beleza mas também pela habilidade de curar doenças, servir como alimento e exalar deliciosos aromas. Flores são inspiração para poemas, histórias, nomes. Elas simbolizam a beleza, perfeição, glória, amor, alegria e também está ligada à essência feminina. Em diversas culturas foram atribuídos infinitos significados para a flor, por exemplo, na cultura oriental, mais especificamente a cultura japonesa, o arranjo de flor é chamado Ikebana e simboliza o desenvolvimento interior e a estrutura do Universo com as flores mais altas representando o Céu, as flores médias correspondendo ao Homem e as mais baixas a Terra. O Ikebana também pode traduzir sentimentos ou as tradições antigas e os ensinamentos dos antepassados.  Geralmente os diversos povos, assim como os orientais, atribuiriam a flor uma característica espiritual e emocional. Com o passar dos tempos, ela foi sendo utilizada para presentear alguém querido, pois ela levava paz de espírito, enfeitava os lugares com sua beleza e perfume, levava consigo a prosperidade e o amor. Algumas flores adquiriram identidade própria, pois cada uma exercia uma função: 


As Rosas: Rainhas das flores, têm sua história originada da mitologia grega. As vermelhas simbolizam o amor eterno e a paixão; 
As rosas cor-de-rosa refletem gentileza, carinho e afeição;
As amarelas representam a felicidade e a amizade;
As brancas vêm representando a paz e a juventude.




Orquídea: Significa "bela dama", portanto, presentear alguém com essa flor é fazer referência à beleza desta pessoa. É uma planta exótica e de rara beleza, encontrada em grande variedade no Brasil.



Narciso : Da mitologia grega, Narciso era um jovem apaixonado por sua própria beleza. Olhando- se em um lago, transformou- se em uma flor bela, o Narciso. A partir de sua mistificação, a flor sugere vaidade.



Girassol: Por ser uma planta alta, que se destaca sobre as outras do jardim, o girassol significa altivez. Mas suas pétalas cor de ouro também estão associadas ao dinheiro, riqueza e prosperidade. Na astrologia, refere- se ao signo de Leão. (no caso, o meu rs).




As flores são místicas e belas, enfeitam, encantam e perfumam. Têm simbologias, têm história e todas podem alegrar um ambiente como ninguém. Assim como antigos povos, vamos usar as flores para decorar e não só para isso, renovar o lar, a alma, trazer paz de espírito, vivacidade, amor e paixão. Fica a dica: tenha essas belas plantas em mente na hora de alegrar sua casa e deixá- la bonita. Use flores para enfeitar a mesa de jantar, naquele aparador vazio na sala, no criado- mudo do quarto, cultive jardins no quintal, na estante, na cabeceira ou na escrivaninha... com certeza há um lugar vago em sua casa onde caberia um arranjo que preencheria o espaço e harmonizaria todo o ambiente.
E por que não, presentear alguém especial hoje? Tenha sempre a certeza: flores não engordam, não correm o risco de não caber e nem de não funcionar. Com certeza ela vai agradar e muito a quem lhes receber. 


















15 comentários:

Claudia Alves | 2 de março de 2011 às 13:41

Comentários ainda dando problemas. Bleeeh :(

Rubi | 2 de março de 2011 às 14:04

Adoro flores *-*
Dão um toque muito especial na decoração.
Já tive algumas, mas nenhuma ia pra frente, e eu não gosto muito de flor artificial.

Foi então que eu decidi comprar cactos/cactus.
HAHAHA estão comigo até hoje.

César | 2 de março de 2011 às 14:11

Não gosto muito de flores, mais gosto de presentar pessoas especiais com elas.

Anônimo | 2 de março de 2011 às 17:46

Existe coisa mais linda do que flores?
Nossa, eu adoooro .
São lindas e deixam o ambiente lindo também.
Passa lá ?
http://jooymartins.blogspot.com/
beeeeijos

Júnior Ahzura | 2 de março de 2011 às 18:17

As flores deixam as pessoas melhores e mais felizes!

Hey! Visite - http://junatchos.blogspot.com/

Anônimo | 2 de março de 2011 às 19:32

ah nao tem como nao se encantar com flores, elas dão um ar de romance, de classe, misticismo e sem falar no cheiro que elas transmitem muito bom.

ah o novo visual do blog ficou lindo.

MADNESS - O BLOG DA LOUCURA!

Bela | 2 de março de 2011 às 20:55

As flores têm o poder de tornar os lugares mais leves e dar vida a eles. Admito, porém, que elas não sobrevivem muito tempo em minhas mãos.... por isso as flores artificiais(bem feitas) se tornam a melhor solução bem como os cactos! Bem, pelo menos o cacto da casa da minha mãe ainda está vivo... e ela é mais ou menos parecida comigo para cuidar das plantinhas. Hehe...
Lindo visual tem o seu blog! Adorei!

Yoshi | 2 de março de 2011 às 21:32

Eu qria ver mais flores

Ulisses Coelho | 2 de março de 2011 às 21:50

mto bom o blog

afinal, as flores de plástico nao morrem!

http://filosofossuicidas.blogspot.com/ http://morethanrose.blogspot.com/

Unknown | 2 de março de 2011 às 22:13

Apesar de não gostar de rosas.. gosto das outras flores em geral - orquídeas, gérberas e sempre-vivas estão entre as minhas preferidas; Gosto de arranjos naturais nos ambientes.. trazem uma nova energia!

;D

Testahy | 2 de março de 2011 às 22:17

Muito bom, bela postagem!


abraços e fique com Deus

Anônimo | 2 de março de 2011 às 22:34

Realmente as flores têm uma beleza ímpar. Amei a seleção. Sou um privilegiado em viver em uma cidade cercada por canteiros muito bem cultivados!
Um abraço!

Andrezza Vieira | 2 de março de 2011 às 22:50

ah, que sutil o seu texto... não sabia da maioria do que escreveu. dessa especificidade das flores em cada cultura e tal. o que mais me chamou a atenção foi a altura das flores e seu significado. muito bom, mesmo, o seu blog.
já sigo.
abraçoo!

http://ocontadordeodisseias.blogspot.com/

Unknown | 28 de dezembro de 2015 às 19:00

Amuuuuu as flores principalmente as amarílis

Unknown | 28 de dezembro de 2015 às 19:00

Amuuuuu as flores principalmente as amarílis

Postar um comentário

Comente, dêem sugestões, elogiem ou critiquem mas sejam coerentes ao escrever. Todos os textos publicados aqui são de minha autoria, resultados de pesquisas e estudos que venho desenvolvendo no dia-a-dia, portanto sua opinião é de grande valia para o meu trabalho. Fica então, um convite para você dar a sua sugestão! Grata.